Identifique precocemente desafios em aprendizagem, atenção e comportamento para promover um futuro mais saudável.
Desenvolvimento de estratégias específicas para atender às necessidades únicas de cada criança.
Detecção de dificuldades em áreas como memória, atenção, linguagem e funções executivas.
Colaboração com profissionais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos para uma abordagem completa.
Auxílio na superação de desafios que impactam o aprendizado e as interações sociais.
Promoção do bem-estar emocional e prevenção de desafios na aprendizagem e socialização.
Uma Abordagem Inovadora para um Desenvolvimento Completo
Nossa equipe é formada por profissionais altamente qualificados e experientes em neuropsicologia infantil, que se dedicam a oferecer o melhor atendimento para seu filho.
Detecção de dificuldades em áreas como memória, atenção, linguagem e funções executivas.
Psicóloga especializada em desenvolvimento infantil e transtornos do neurodesenvolvimento, em particular autismo.
Psicóloga especializada em desenvolvimento infantil e neurodiversidade, com experiência em terapia ABA.
Psicóloga com experiência na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, especializada em terapia ABA e trabalhando com crianças e adultos.
Psicóloga especializada em terapia ABA para autismo e deficiência intelectual, com experiência em diversas intervenções e avaliações.
Psicóloga especializada em psicologia infantil, com experiência em terapia ABA e avaliações neuropsicológicas.
Terapeuta ocupacional com experiência em desenvolvimento infantil e aprendizagem, especializada em terapia ABA.
Terapeuta ocupacional especializada em desenvolvimento infantil e autismo, com experiência em terapia ABA.
Fonoaudióloga especializada em desenvolvimento da linguagem e distúrbios da alimentação, com experiência em ABA e métodos alternativos de comunicação.
Psicóloga com perspectiva sistêmica, especializada em terapia familiar e luto.
Psicóloga especializada em psicologia infantil e adolescente, terapia ABA e altas habilidades.
Neuropsicóloga especializada em terapia ABA e autismo.
Psicóloga educacional especializada em processos de ensino e aprendizagem, com experiência em alfabetização e inclusão.
Psicóloga educacional especializada em transtornos de aprendizagem como dislexia e TDAH.
Terapeuta ocupacional especializada em autismo, com experiência em terapia equestre e ABA.
Terapeuta ocupacional especializada em desenvolvimento infantil e autismo, com experiência no modelo Denver e ABA.
Fonoaudióloga especializada em autismo e transtornos do neurodesenvolvimento, com experiência em terapia ABA e comunicação alternativa.
Entrevista inicial para compreender o histórico da criança e as preocupações dos pais.
Aplicação de instrumentos precisos para avaliar diversas funções cognitivas e comportamentais, aliados a observação clínica experiente. Uma boa avaliação é feita a partir da coleta de dados quantitativos (testes) e qualitativos (brincadeiras dirigidas, atividades contextuais e observação).
Participação de outros profissionais, conforme necessário, para uma visão abrangente. Caso a criança já tenha uma equipe de referência, o caso será discutido.
Discussão com a equipe escolar, quando necessário, visando conhecer sobre o funcionamento global da criança em ambiente natural.
Apresentação dos resultados e recomendações de intervenções ou acompanhamentos futuros.
A Avaliação Neuropsicológica Infantil é um processo que investiga as funções cognitivas do cérebro, como memória, atenção, linguagem, raciocínio, habilidades motoras e percepção. Através de testes padronizados e entrevistas, um neuropsicólogo avalia como o cérebro está funcionando, identificando possíveis áreas de dificuldade ou força.
A avaliação é indicada em diversas situações, como:
Dificuldades de aprendizagem na escola;
Problemas de comportamento e atenção;
Atraso no desenvolvimento;
Suspeita de TDAH, transtornos de aprendizagem ou outras condições neurológicas.
A decisão de realizar a avaliação deve ser tomada em conjunto com o médico e os pais, considerando os sintomas específicos e as necessidades da criança.
O processo geralmente envolve:
Entrevista Inicial: Coleta de dados sobre as queixas atuais e o histórico pessoal da criança, incluindo dificuldades cognitivas, comportamentais, sociais e emocionais.
Aplicação de Testes: Utilização de instrumentos padronizados para avaliar funções como memória, atenção, linguagem e raciocínio.
Observação Comportamental: Análise do comportamento da criança durante as sessões.
Devolutiva: Compartilhamento dos resultados com os pais e, se necessário, sugestões de intervenção.
O número de sessões pode variar conforme a complexidade do caso e o engajamento da criança.
Avaliação Neuropsicológica: Foca nas funções cognitivas do cérebro, utilizando testes específicos para avaliar habilidades como memória, atenção e linguagem. Visa diagnosticar e entender as causas de dificuldades cognitivas, oferecendo diretrizes para intervenção.
Acompanhamento Psicológico: Enfoca o bem-estar mental e emocional, lidando com questões como ansiedade, depressão, problemas de comportamento e dificuldades de relacionamento. Utiliza técnicas de terapia para auxiliar na resolução de conflitos internos e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
A avaliação oferece diversos benefícios, incluindo:
Diagnóstico preciso de dificuldades de aprendizagem, transtornos de comportamento e outras condições neurológicas;
Identificação de áreas de força e fraqueza, permitindo a criação de estratégias de aprendizagem personalizadas;
Orientação para o desenvolvimento de planos de tratamento e intervenção específicos;
Auxílio na tomada de decisões sobre o melhor ambiente educacional e de apoio para a criança.
A participação dos pais durante todo o processo é fundamental para o sucesso da avaliação e para o bem-estar da criança.