Investigamos as causas das dificuldades de aprendizagem, sejam elas cognitivas, emocionais, sociais ou pedagógicas, indo muito além do reforço escolar.
Desenvolvemos estratégias específicas para potencializar as habilidades e competências relacionadas ao processo de aprendizagem, nas áreas cognitiva, emocional e pedagógica.
Atuamos diretamente na estimulação de funções mentais importantes para a aprendizagem, como atenção, memória, raciocínio lógico, linguagem e organização do pensamento.
Ajudamos seu filho a desenvolver autonomia nos estudos, construir autoconfiança e incentivar a conclusão independente de tarefas.
Colaboramos ativamente com a família e a escola, e realizamos encaminhamentos para outros profissionais (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos) quando necessário, para uma visão abrangente e coordenada do desenvolvimento do seu filho.
Detecção de dificuldades em áreas como memória, atenção, linguagem e funções executivas.
Psicóloga especializada em desenvolvimento infantil e transtornos do neurodesenvolvimento, em particular autismo.
Psicóloga especializada em desenvolvimento infantil e neurodiversidade, com experiência em terapia ABA.
Psicóloga com experiência na Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, especializada em terapia ABA e trabalhando com crianças e adultos.
Psicóloga especializada em terapia ABA para autismo e deficiência intelectual, com experiência em diversas intervenções e avaliações.
Psicóloga especializada em psicologia infantil, com experiência em terapia ABA e avaliações neuropsicológicas.
Terapeuta ocupacional com experiência em desenvolvimento infantil e aprendizagem, especializada em terapia ABA.
Terapeuta ocupacional especializada em desenvolvimento infantil e autismo, com experiência em terapia ABA.
Fonoaudióloga especializada em desenvolvimento da linguagem e distúrbios da alimentação, com experiência em ABA e métodos alternativos de comunicação.
Psicóloga com experiência em contextos clínico e hospitalar, especializada em luto e doenças crônicas.
Psicóloga com perspectiva sistêmica, especializada em terapia familiar e luto.
Psicóloga especializada em psicologia infantil e adolescente, terapia ABA e altas habilidades.
Neuropsicóloga especializada em terapia ABA e autismo.
Nutricionista especializada em nutrição infantil e materna, com experiência em diversas abordagens dietéticas.
Psicóloga educacional especializada em processos de ensino e aprendizagem, com experiência em alfabetização e inclusão.
Psicóloga educacional especializada em transtornos de aprendizagem como dislexia e TDAH.
Terapeuta ocupacional especializada em autismo, com experiência em terapia equestre e ABA.
Terapeuta ocupacional especializada em desenvolvimento infantil e autismo, com experiência no modelo Denver e ABA.
Fonoaudióloga especializada em autismo e transtornos do neurodesenvolvimento, com experiência em terapia ABA e comunicação alternativa.
Iniciamos com uma entrevista aprofundada com os pais para coletar informações detalhadas sobre toda a história de vida da criança, desde a concepção, compreendendo seu desenvolvimento e contexto.
Realizamos sessões com testes e instrumentos qualitativos e quantitativos para avaliar diversas áreas do neurodesenvolvimento, como a área cognitiva, linguagem, funções executivas, marcos do desenvolvimento, comportamento motor, funções psicomotoras, habilidades sociais, comportamentos emocionais e perfil pedagógico.
Contamos com a participação de outros profissionais da nossa equipe, conforme necessário, para uma visão abrangente. Se a criança já tiver uma equipe de referência, o caso será discutido para garantir a integração do cuidado.
Quando necessário e com sua autorização, estabelecemos contato direto com a equipe escolar para alinhar estratégias e compreender o funcionamento global da criança em seu ambiente natural de aprendizado.
Apresentamos os resultados da avaliação em um encontro dedicado, entregamos o relatório psicopedagógico e oferecemos orientações direcionadas e personalizadas para a família e a escola.
Com base na análise da avaliação, elaboramos um plano de intervenção individualizado, utilizando as melhores ferramentas e metodologias para potencializar as habilidades e competências relacionadas ao processo de aprendizagem nas áreas cognitiva, emocional e pedagógica, atuando diretamente na estimulação cognitiva.
O acompanhamento psicopedagógico busca entender as causas das dificuldades de aprendizagem, que podem estar relacionadas a fatores cognitivos, emocionais, sociais ou pedagógicos. Seu objetivo é promover o desenvolvimento integral dos indivíduos que enfrentam barreiras que impactam a aprendizagem, indo além do reforço escolar.
Ele auxilia na identificação de dificuldades e potencialidades em diversas áreas do neurodesenvolvimento, propondo intervenções específicas para ajudar a criança a desenvolver habilidades fundamentais para aprender melhor, como atenção, memória, raciocínio lógico e organização do pensamento.
O acompanhamento é indicado quando as dificuldades de aprendizagem têm uma origem neurológica, como suspeita de dislexia, TDAH, déficit de processamento auditivo ou discalculia, e quando intervenções escolares não foram suficientes. A decisão deve ser tomada em conjunto com a família e profissionais, considerando os sintomas e necessidades da criança.
O processo geralmente envolve: Anamnese Detalhada (entrevista com os pais), Sessões Avaliativas (com testes e instrumentos para traçar o perfil de aprendizagem), Reunião/Visita ao Ambiente Escolar (observação e escuta da equipe pedagógica), Devolutiva (apresentação dos resultados e orientações), e Intervenção Personalizada (plano de estimulação cognitiva e pedagógica).
novono
asdasdasd